fbpx

(11) 4211-2721 | contato@centromaxilofacial.com.br

Como é a alimentação depois da cirurgia ortognática em cada etapa.

A recuperação da cirurgia ortognática classe 3 é bastante satisfatória e não costuma ter dificuldades, bem como a da cirurgia ortognática classe 2.

Há dois aspectos a ter em conta neste período de recuperação:

  • Os cuidados com a higiene e movimentação da região que foi operada.

Devido à indicação de não mastigar nos primeiros 15 dias (este número de dias é flexível, e depende de cada caso), é fundamental seguir todas as indicações para a correta higienização oral, e começar a movimentar a boca somente quando já for autorizado pelo cirurgião.

  • As necessidades nutricionais, que variam  de paciente para paciente. É provável que o cirurgião recomende a consulta com um nutricionista, para programar uma dieta adequada, que não comprometa a saúde. O maior efeito colateral da cirurgia ortognática costuma ser a perda de peso, em decorrência da limitação funcional que se dá imediatamente após a cirurgia. Se o consumo hídrico e alimentar for insuficiente, pode levar à desidratação e à desnutrição, consequentemente trazer riscos pós-cirúrgicos, diminuição da imunidade e demora em cicatrização.

Primeira fase – Nos primeiros 1 a 3 dias

Alimentação líquida rala – líquidos gelados como chás e sucos, coados, sem partes sólidas. Sorvetes, água de coco, iogurte. Suplementos nutricionais indicados em pó podem ser indicados pelo profissional.

Segunda fase – Do 4º. Dia até o médico liberar, por volta do 15º. dia

Alimentação pastosa/cremosa fria ou morna na consistência de purê ou caldo, utilizar o liquidificador ou o processador para obter consistência rala. Evitar alimentos que produzem inflamação, os muito temperados, café, chocolate, açúcar.

Terceira fase – Do 15º. dia até a liberação do médico.

Alimentação branda, sopas cremes, purês de alimentos moles ou amolecidos, macios. Carne ou frango bem moles e triturados no início, legumes do seu gosto, e depois aos poucos, alimentos com mais consistência, porém sem mastigar!