fbpx

(11) 4211-2721 | contato@centromaxilofacial.com.br

Cirurgia ortognática não é meramente estética

Inicialmente vamos definir o que é a Cirurgia Ortognática. O nome vem do latim “orto”, que significa correto, e “gnatos”, que vem de maxilares. Ou seja, significa colocar os maxilares em sua posição correta. Ela é indicada para pessoas que têm alterações dentofaciais.

A Cirurgia Ortognática não é puramente estética, porém, ela traz este viés, já que ao corrigir os maxilares a face ganha harmonia, e consequentemente, aspecto mais belo.

Portanto, esta cirurgia é funcional e estética, e indicada para pessoas que tem uma ou mais das condições elencadas abaixo:

            • Protrusão da mandíbula (queixo grande ou Classe 3, quando a  mandíbula é maior que o maxilar superior, provocando que os dentes inferiores sobressaiam com relação aos superiores);

            • Micrognatismo ou retrusão da mandíbula (queixo pequeno ou Classe 2, os dentes superiores sobressaem excessivamente com relação aos inferiores);

            • Assimetria facial;

            • Face muito longa (sorriso gengival);

            • Face muito curta (a maxila não cresce adequadamente, os dentes ficam ocultos ao sorrir, provocando aparência envelhecida;

            •  Atresia transversal (a maxila é estreita);

•  Apneia obstrutiva do sono.

Quem está habilitado a realizar a Cirurgia Ortognática?

Esta cirurgia exige estudos muito específicos e criteriosos para avaliar o paciente, e não pode ser feita por qualquer profissional. Deve-se consultar um especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o qual tem o conhecimento e a experiência necessários para realizar este tipo de tratamento.

É importante ter em mente que a Cirurgia Ortognática é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia geral, e o planejamento minucioso é decisivo para o melhor resultado. Serão solicitados exames laboratoriais como hemograma, coagulograma, além de rX de tórax e eletrocardiograma, entre outros que o cirurgião entender necessários para a segurança do paciente.

Caso apresente algumas das alterações mencionadas, recomendamos que procure um especialista que analisará detalhadamente seu caso e suas opções de tratamento disponíveis. É possível fazer a Cirurgia Ortognática pelo convênio, na rede particular, ou até mesmo pelo SUS.