fbpx

(11) 4211-2721 | contato@centromaxilofacial.com.br

Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática é o procedimento que visa corrigir anomalias dentofaciais. Essas alterações podem ser: de oclusão/mordida (mordida aberta, mordida cruzada), que não possam corrigidas apenas com tratamentos ortodônticos; assimetrias faciais; pouca projeção ou projeção excessiva do mento, da mandíbula e/ou da maxila; pouca altura ou altura excessiva do mento, da mandíbula e/ou da maxila.

Nos pacientes com indicação para a realização desse tipo de cirurgia, as queixas são as mais diversas, desde falta de exposição dentária no sorriso, alterações no perfil por falta de projeção dos maxilares, dificuldade respiratória e para se alimentar, sorriso gengival, entre outras.

 

 

PLANEJAMENTO 2D

A cirurgia visa corrigir alterações esqueléticas e está sempre associada ao tratamento ortodôntico, para que o produto final seja sempre o mais benéfico e satisfatório possível para o paciente. Temos ortodontistas em nossa equipe que já estão familiarizados e são experientes  nos procedimentos pré, trans e pós-cirúrgicos.

 

Pré-operatório

Uma vez determinada a necessidade de realizar a Cirurgia Ortognática, o paciente deverá passar em várias consultas conosco, a fim de determinar o que será executado. Em nossa clínica desenvolvemos um planejamento minucioso para a realização da Cirurgia Ortognática. Trata-se de um protocolo em diversas etapas, que incluem desde simulações em 2D personalizadas, moldagens e fotos padronizadas até planejamentos em 3D, nos quais os pacientes podem analisar e discutir, junto com a nossa equipe, o resultado cirúrgico que deseja obter. O bom relacionamento entre o paciente, o cirurgião e a equipe é essencial para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e para que haja confiança em todas as partes do tratamento.

Como parte da  preparação para a cirurgia, o paciente deve realizar exames pré-operatórios (Rx de tórax, Eletrocardiograma, Hemograma), que serão avaliados pelo cirurgião e pelo médico anestesista da equipe.

 

 

Técnica cirúrgica

Utilizamos uma Técnica Minimamente Invasiva que consiste em realizar acessos cirúrgicos menores, com o descolamento cuidadoso dos tecidos e uso de instrumentais específicos que promovem um trauma cirúrgico menor. Todos os acessos são realizados por dentro da boca, portanto, não há cicatrizes. Essas abordagens fazem com que os pacientes tenham pós-operatórios melhores, com menos inchaço, menores chances de parestesia e uma recuperação mais rápida.

 

 

Duração, Local e Anestesia

O procedimento cirúrgico tem duração de, aproximadamente, 5 (cinco) horas. é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral e pode ser associado a diversos refinamentos estéticos,  como  a rinoplastia, a lipoaspiração submentual e a bichectomia. Todas as suturas (pontos) são absorvíveis. O paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia.

 

Pós operatório

Nas semanas iniciais de pós, além de tomar todos os medicamentos conforme prescritos, deve-se seguir uma alimentação pastosa e gelada. Com o acompanhamento, o paciente recebe, aos poucos, liberações para ir modificando e ampliando seu modo de se alimentar e ir retornando às suas atividades do dia a dia.

Inchaço e edema são inerentes ao ato cirúrgico e vão reduzindo com o passar do tempo. Ações como as drenagens pós-operatórias, os cuidados com a pele e a aplicação de laser terapêutico são indicadas já nas primeiras semanas de pós, e há profissionais em nossa equipe que os realizam. 

A máscara Hilotherm também é um recurso bastante recomendado para os pacientes que passam pela cirurgia.

Orientamos cada paciente no passo-a-passo, desde a solicitação cirúrgica realizada ao convênio até o momento no qual o paciente finaliza todo o seu tratamento.

Confira alguns dos nossos casos de Cirurgia Ortognática: